quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Um Livro... Um Filme...

No cinema, costumeiramente nos deparamos com vários filmes que são adaptações de livros mundialmente famosos... Bem, o que vem à minha cabeça mais recentemente agora é O Código Da Vinci escrito por Dan Brown e dirigido nos cinema por Ron Howard (mesmo diretor de Uma Mente Brilhante – que também é baseado em um livro). Que salada! Enfim... O Código da Vinci idealizados pelos seus produtores foi feito a seguir fielmente o livro.


Não evitei fazer uma equiparação com Razão & Sensibilidade, livro que estou lendo no momento... Tenho o que avançar ainda, mas é curioso ler tendo em vista que já assisti o filme e sem desprezar a consistência de um filme tão interessante quanto esta versão de 1995 dirigida por Ang Lee, existem detalhes no livro que merecem consideração e que forma deixados de fora da película, esses detalhes nem sempre são visíveis, mas apenas perceptíveis:
.
- A importância da questão da idade dos personagens tão enfatizada no início do livro. O filem a este aspecto está totalmente em desacordo. Exemplo: Elinor tem só 19 anos e Marianne 17. Como assim??? A impressão (falsa) de quem assiste é que Elinor já está ‘passando do tempo’ de casar.


-Mrs. Dashwood temsó 40 anos... e colocaram uma atriz que aparentava estar próxima dos 60 anos!

.

-Edward Ferrars e Cel. Brandon são praticamente inseridos no romance como homens sem atrativos físicos. Já no filme... (se bem que em Hollywood é assim – essa passa!)

.

E tantos outros detalhes, que eu passaria muito tempo escrevendo e a postagem jamais terminaria... É por isso que eu recomendo: Sempre que você assistir um filme que tem um livro como origem, se puder, procure o livro. Você tende - invariavelmente - a se surpreender.

2 comentários:

karlinha disse...

eu concordo! rsrsrsrsrs

Lília dos Anjos disse...

Olá Karlinha...

Obrigada pela visita a este blog,e por acompanhá-lo, apesar de que eu não cuido tão bem dele... tentarei fazer o melhor que posso!

Beijos