domingo, 11 de janeiro de 2009

Escritores Brasileiros... Que Maravilha! Ah... Na Hora Certa!

Até o momento, minhas postagens tinham sido restritas aos livros e escritores estrangeiros. Não nego a minha preferência, mas, isso não significa que eu não goste dos escritores brasileiros. Eu gosto! Mas... Talvez eu tivesse em minha formação, obtido um interesse maior, não fosse pela imposição literária exercida na época da escola (Ensino Médio) por causa do vestibular.

Na minha humilde opinião, forma errônea de impulsionar os jovens para a leitura. O estímulo tem de ajudar ao aluno/jovem a buscar o livro pelo seu próprio interesse e não somente pelo fato de ler uma obra requisitada em um concurso para ingressar no ensino superior.

Exemplos de leituras praticamente ‘engolidas’ pela obrigação ou pela culpa (afinal, quem faz um vestibular quer passar): A Bagaceira - José Américo de Almeida; Morte e Vida Severina - João Cabral de Melo Neto; Dom Casmurro – Machado de Assis; O Guarani – José de Alencar... Enfim... São muitos...


Esses autores são ótimos, mas a questão é: Porque em vez de impor a obra prima do autor logo de cara, não oferecem a oportunidade de conhecer textos mais simples dos mesmos autores antes de requisitar uma leitura mais complexa???

Um exemplo: A Cartomante, de Machado de Assim. O texto é pequeno? Sim! Mas é tão impactante quanto Dom Casmurro! Sua simplicidade é a graça do pequenino texto... Não fosse assim talvez estivesse relegado ao esquecimento...

Já li todos esses clássicos e recomendo, aprendemos muito sobre o Brasil e a rica cultura literária existente. Mas, no meu ponto de vista, existe um momento certo para tudo... Até para as leituras! No meu caso, eu li no momento errado, apesar de que foi um aprendizado! ;-)

Pessoas... Na leitura, como na vida, nem sempre a quantidade significa a qualidade!

Nenhum comentário: